domingo, março 14, 2021

The marriage pact

 

Autor: Michelle Richmond
Género:
Thriller
Idioma: Inglês

Páginas: 432

Editora: Bantam
(Kindle)
Ano: 2017

---

Alice e Jake são jovens e recém-casados. Como presente de casamento recebem uma caixa de madeira, com duas palavras gravadas: o Pacto. 
 
Dentro da caixa está um contrato pronto a ser assinado, garantindo o acesso a um clube altamente exclusivo de pessoas para quem o casamento é sagrado. As regras são claras e qualquer incumprimento é punido.

Alice e Jake estão apaixonados e imaginam-se juntos para sempre e, assim, ao início, o Pacto é sedução: festas glamorosas e um sentido de comunidade com os outros membros. No papel, o cumprimento do Pacto parece razoável, mas o casal rapidamente descobre que quando um ou ambos os parceiros deixam de cumprir, os castigos são arrepiantes. Qualquer "infracção" é punida severamente. E… não há saída do Pacto.

The marriage pact é um thriller involvente, de capítulos curtos e ritmo rápido. O nosso narrador é o marido, Jake, a escolha menos óbvia num livro centrado num casamento e sendo a autora do livro uma mulher. Resulta bem. Jake é psicólogo e analisa as suas acões e das outras personagens à luz da ciência que estudou. Reflecte frequentemente sobre as suas escolhas de uma forma racional e cruza-as com estatísticas sobre o casamento e as relações amorosas. É um pormenor interessante que enriquece o livro.

Infelizmente, o resto da história - como as motivações dos membros do Pacto e a forma como tudo está organizado - não é bem explicado e padece de credibilidade. A maioria das personagens é unidimensional e as suas motivações permanecem por explicar. E o final é aberto, o tipo que menos prefiro se não for uma saga ou uma série.
 
The marriage pact é recomendado para fãs de thrillers, que certamente perdoarão algumas partes menos conseguidas pela ideia e acção acelerada; para os restantes leitores saberá a pouco e não valerá o investimento.

***
(mediano/razoável)

Sem comentários: