domingo, maio 08, 2022

Nevertheless, she persisted

 

Autor: Vários
Género: Antologia
Idioma: Inglês
Páginas: 47
Editora: Tor Books (Kindle)
 Ano: 2020

---

Esta antologia reúne vários microcontos (flash fiction, Wikipédia), uma forma de narrativa com vários séculos de história que tem ganho um novo fôlego nos últimos anos.

She was warned. She was given an explanation. Nevertheless, she persisted. 

Este foi o ponto de partida para todos os textos incluídos em Nevertheless, she persisted, uma escolha intencional e baseada numa situação ocorrida em 2017 no Senado norte-americano: a democrata Elizabeth Warren foi silenciada enquanto lia uma carta de Coretta Scott King, viúva de Martin Luther King (notícia), uma acção justificada pelo líder da maioria republicana da seguinte forma: «she was warned. she was given an explanation. nevertheless, she persisted.» (ela foi avisada. foi-lhe dada uma explicação [e] mesmo assim, ela insistiu). Esta última expressão tornou-se viral e foi adaptada por vários movimentos feministas - Wikipédia.

Na altura, o episódio "incendiou" ainda as redes sociais, com várias críticas a serem feitas em defesa da liberdade de expressão, no geral, e ao direito das mulheres a serem ouvidas, em particular, originando debates sobre a igualdade de género.

Uma das suas manifestações no mainstream foi na forma desta antologia, editada por Diana M. Pho e constituída por 11 autoras
, quase todas vencedoras de prémios literários ligados ao género fantástico e à ficção científica. 

Reconheci três dos nomes, mas ainda não lera nada de nenhuma. Abaixo, está o índice e, a negrito, os meus micro contos favoritos:

- Our Faces, Radiant Sisters, Our Faces Are Full of Light!, de Kameron Hurley
- God Product, de Alyssa Wong
- Alchemy, de Carrie Vaughn
- Persephone, de Seanan McGuire
- Margot and Rosalind, de Charlie Jane Anders
- Astronaut, de Maria Dahvana Headley
- More than Nothing, de Nisi Shawl
- The Last of the Minotaur Wives, de Brooke Bolander
- The Jump Rope Rhyme, de Jo Walton
- Anabasis, de Amal El-Mohtar
- The Ordinary Woman and the Unquiet Emperor, de Catherynne M. Valente

O livro foi lançado em 2020, por ocasião do dia da Mulher, e continua gratuito - via Kindle ou online na página da editora. 

Apesar das limitações que a "flash fiction" apresenta em si mesma, mais o facto das histórias, quase todas, começarem com as mesmas três frases, o que traz consigo alguma previsibilidade, Nevertheless, she persisted é uma boa antologia, um excelente exemplo de micro contos de qualidade, todos eles muito bem escritos. 

A diversidade das autoras permite ao leitor a exposição a diferentes vozes e emoções, o formato curto das histórias é ideal para ler num dia ou dosear entre leituras mais longas, e... o livro é grátis.

****
(bom)