domingo, junho 19, 2022

The tiger came to the mountains (Trespass #1)

 

Autor: Silvia Moreno-Garcia
Género: Conto
Idioma: Inglês
Páginas: 28
Editora: Amazon Original Stories (Kindle)
 Ano: 2022

---

A chancela Amazon Original Stories lançou uma colecção de contos intitulada "Trespass", disponíveis em e-book e em audiolivro.

A intenção do organizador da colecção, Jeff VanderMeer, foi o de juntar histórias diversas, «que vão do terror ao realismo mágico», escritas por autores bestsellers: Silvia Moreno-Garcia, Stephen Graham Jones, Carmen Maria Machado, Tochi Onyebuchi, Karen Russell e o próprio VanderMeer.

As seis histórias da colecção exploram a relação do Homem com a Natureza, os conflitos que daí advêm e as suas consequências. Cada conto é vendido em separado; para quem tem Amazon Prime, os e-books são gratuitos. 

Comecei pelo primeiro conto: The tiger came to the mountains, de Silvia Moreno-Garcia.

Desta autora, li Mexican gothic, que recomendo, lançado em 2020 e vencedor do August Derleth Award de melhor livro de terror, em 2021

Em The tiger came to the mountains, a acção passa-se em 1917, durante a Revolução Mexicana. A nossa narradora é uma destemida jovem de 13 anos, que a autora baseou numa bisavó que sobreviveu ao conflito armado.

Em menos de trinta páginas, somos imersos no ambiente de medo e privação em que as personagens vivem. O evento central é o título do conto, mas é a luta humana pela sobrevivência durante a guerra o drama central.

Ninguém está a salvo dos soldados que pilham, e agridem, e assassinam. Por isso, quando alguns animais selvagens escapam de um circo, é mais uma história engraçada do que algo que inspire um receio real. Sobreviver à guerra é muito mais importante... e improvável.

O encontro entre o tigre e a protagonista é o ponto alto, mas não o mais intenso. A narradora é precoce, teve de crescer depressa, tem responsabilidades e medos que ninguém tão novo deveria ter. A sua família é formada por mulheres fortes, que têm de gerir os aspectos práticos e cuidar dos membros mais sensíveis, simplesmente porque alguém tem de o fazer.

Moreno-Garcia é uma escritora talentosa que sabe envolver o leitor. A narrativa tem vários aspectos simbólicos e momentos de beleza poética.

«My father had taught me enough about the art of taxidermy. (...) I stuffed what the boys brought me. Except for the rabbits, which I would catch in a snare, and the squirrels, which I killed with my slingshot. I know some softhearted people might think it is cruel to kill a squirrel, but it's crueler still to watch your siblings growing up stunted and skinny. A squirrel's tiny bones may be hard to pick when you are having soup, but hunger is harder.»

Estou entusiasmada em ler os restantes títulos.

O próximo número da colecção é Wildlife, de Jeff VanderMeer.

****
(bom)

Sem comentários: