domingo, junho 12, 2022

Seis anos depois

  

Autor: Harlan Coben
Género: Thriller, Mistério

Idioma: Português

Páginas: 288

Editora: Editorial Presença

Ano: 2013
Título original:
Six years 

---

Já li alguns livros de Harlan Coben. Escrevi um apontamento sobre o Não contes a ninguém aqui no blog; é um dos escritores a considerar quando quero ler um thriller, um género prolífico com milhares de novos títulos (e várias reedições de bestsellers) a saírem todos os anos.
 
Recentemente, li o Seis anos depois.
 
A sinopse do livro: passaram-se seis anos desde que Jake Fisher assistiu ao casamento do amor da sua vida com outro homem. Durante esse período, ele cumpriu a promessa de não voltar a contactar Natalie, mas quando lê o obituário do marido dela, não consegue impedir-se de ir ao funeral. 
 
... Acontece que a viúva não é Natalie, mas outra mulher que Jake nunca viu. Começa então uma busca pela verdade e por Natalie, por quem Jake continua apaixonado
 
Sendo este livro um thriller, não vai ser uma tarefa fácil para o protagonista.
 
Jake é solteiro e reservado, um professor de Ciência Política com uma vida pacata. Descobrimos o que o faz largar tudo para se envolver nas sucessivas situações incríveis que lhe acontecem quando decide encontrar Natalie, persistindo em averiguar o paradeiro de alguém com quem esteve envolvido um par de meses há mais de meia década. O livro é contado na primeira pessoa, com várias considerações pessoais e tiradas humorísticas a que nos vamos habituando.

As partes menos boas passam pelo "elenco de apoio" (o melhor amigo, a colega com contactos úteis, os vilões), todas figuras que nos habituámos a ver nos filmes de acção, que dizem e agem como esperado. Não é dramático. Há ainda uns quantos capítulos a meio que se tornam repetitivos e se arrastam, e a inclusão dos mesmos quebrou o ritmo da narrativa durante umas dezenas de páginas.

No fim, a trama intrigante compensou, assim como a mistura de situações onde várias pessoas mentem e manipulam e desorientam o protagonista. Tudo muito bem executado, pois Harlan Coben tem mais do que provas dadas e muitos prémios literários neste género: chapeau.

 
Seis anos depois foi uma boa escolha para um período de férias: um mistério com bom ritmo e várias reviravoltas que nos entretêm e mantêm o suspense. Recomendado

****
(bom)

Sem comentários: