quinta-feira, julho 15, 2021

Cartas a um jovem escritor

 

Autor: Colum McCann
Género: Ensaio

Idioma: Português

Páginas: 196

Editora: Clube do Autor

Ano: 2017
 

---

Nunca li nada de Colum McCann, embora tenha um livro dele na estante, Apeirogon: viagens infinitas, nomeado para o Booker Prize de 2020. 
 
Quando me falaram de Cartas a um jovem escritor, como aspirante a escritora nos tempos livres, ignorei a menção do "jovem" no título e priorizei o livro, que tem menos de 200 páginas.
 
Os capítulos são curtos e começam com uma citação quase sempre excelente de um escritor/intelectual conhecido. 
 
O tom é encorajador e entusiasta, ideal para quem se está a iniciar na escrita, e o contéudo cheio de generalidades.
 
Finda a leitura, acho que o título é adequado. É realmente direccionado (e útil) aos jovens escritores, embora aqueles menos jovens - desde que iniciantes -, possam também beneficiar das ideias do autor.
 
Para leitores que tenham lido outras obras da mesma temática, Cartas a um jovem escritor fica aquém e o tom de "vamos a isto!" sem aprofundar ideias, esgota-se ao fim dos capítulos iniciais. Não há aqui nada de novo.
 
Pessoalmente, recomendo Thrill me - essays on fiction, de Benjamin Percy; a antologia Writers workshop of horror; e o incontornável Escrever: memórias de um ofício, de Stephen King.
 
Fica a ideia presente em todos estes livros: há que ler muito, escrever ainda mais e, caso se almeje a publicação, não desanimar.

***
(mediano/razoável)

Sem comentários: