sexta-feira, dezembro 10, 2021

Miss October #1 - Playmates, 1961

 

Autores: Stephen Desberg, Alain Queireix
Género: Banda desenhada
Idioma: Inglês
Páginas: 50
Editora: Europe Comics (Kindle)
 Ano: 2018

---

Hollywood, 1961.

O detective Clegg é o responsável pela investigação de uma série de crimes, onde mulheres jovens são mortas com violência, os corpos deixados em poses semelhantes aos das raparigas que aparecem na Playboy

Viktor (nome peculiar para uma mulher...) Scott perdeu a audição no seguimento de uma violenta tentativa de violação. Decidida a descobrir o agressor, recorre aos serviços de uma investigadora privada, financiando a contratação através do roubo de jóias e de obras de arte.

Fonte:
comiconline.com

Depois os caminhos de Clegg e Scott cruzam-se e as coisas ficam turvas, com ele a sentir o impulso de a ajudar e ela de se esquivar - ao fim de contas, é uma ladra. 
 
O tom do livro é uma homenagem ao género noir dos anos 40 e 50 do século XX, com o detective de moral duvidosa e a femme fatale a envolverem-se, indo contra todas as regras de ética profissional... e bom senso. 
 
A forma como as mulheres são retratadas é também fiel ao género noir, quase todas passivas e manipuláveis q.b., vítimas do seu desejo por homens sem escrúpulos (e há-os a cada página: gangsters, polícias corruptos, mentirosos), quase todas personagens sem nuance assinalável.
 
Fonte: comiconline.com
 
Adoro o desenho de Miss October #1 - Playmates, 1961. Nota-se pormenor acrescido na forma como as mulheres são desenhadas, especialmente nas cenas intímas; é Los Angeles e parece que metade da cidade dorme com a outra metade, por isso há várias vinhetas nesse tom.
 
Algumas partes da história parecem confusas mas como é uma série, vou esperar pela conclusão caso sejam pistas ou referências que farão o "clique" mais tarde.

Fonte: comiconline.com
 
Este é o primeiro de uma série de 4 livros - já todos editados. A história deste primeiro volume, Miss October #1 - Playmates, 1961, acaba algo abruptamente, sem qualquer cliffhanger. Mas adoro policiais e gosto muito do traço usado, por isso vou continuar a investir nesta série. E recomendo a quem goste de policiais, especialmente noir.
 
Entretanto, já estou a ler o segundo livro: Miss October #2 - Murder of the month.

****
(bom)

Sem comentários: