terça-feira, julho 26, 2022

Crema


 
Autores: Johnnie Christmas,
Dante Luiz, Ryan Ferrier
Género: Banda desenhada
Idioma: Inglês
Páginas: 122
Editora: ComiXology Originals
 Ano: 2020

---

Crema é descrito pelos autores como «um romance assombrado em três capítulos».

A história é efectivamente contada em três capítulos - The last roast, The grind e Brew -, e centra-se em Esme, uma barista de Brooklyn que consegue comunicar com fantasmas quando ingere grandes quantidades de café.

Quando Esme se apaixona por Yara, herdeira de uma plantação de café, as duas decidem mudar-se para o Brasil e dedicar-se ao negócio familiar. Mas um fantasma local assombra Esme e convence-a a ajudá-lo a corrigir um erro passado.

É uma história dinâmica com nuances sobrenaturais, com várias vinhetas dedicadas ao delicioso mundo do café.

Fonte: comicsbeat.com

Um dos autores, Christmas, explica que escreveu a maior parte de Crema em cafés, ouvindo as conversas nas mesas em redor e consumindo grandes quantidades de cafeína.

As ilustrações de Luiz - gostei muito do traço dele - destacam o realismo mágico em contexto moderno da acção, recorrendo a uma paleta de cores vibrantes.

Fonte: comicsbeat.com


Gostava que a história tivesse sido mais desenvolvida porque as coisas acontecem muito rápido.
Com mais umas dezenas de páginas e um maior enfoque na cultura brasileira, Crema teria tido uma acção bem mais rica. No final do livro, Christmas diz que se inspirou na trama da telenovela [brasileira], o que poderá justificar a acção corrida sem grandes explicações.

É uma BD boazinha, onde a ilustração, excelente, compensa uma história menos forte, com um refrescante romance sáfico.

****
(bom)