terça-feira, abril 20, 2021

The Anomaly

 

Autor: Michael Rutger
Género: Thriller

Idioma: Inglês
Páginas: 384
Editora: Zaffre (Kindle)
 Ano: 2018

---

Michael Rutger é um pseudónimo do escritor e argumentista Michael Marshall Smith, um bestseller no género do thriller e vencedor de vários prémios literários: International Horror Guild, Philip K Dick Award e British Fantasy Award.

Descobri isto após ter lido The Anomaly; até então, nunca tinha ouvido falar deste autor.

Talvez devido ao facto do autor já escrever há tantos anos, a história arranca com mestria e prende a partir do primeiro capítulo. Nisso, o crédito é devido ao protagonista, Nolan Moore, um arqueólogo pouco respeitado pelos seus pares que recorreu à internet para se manter ligado ao ramo, mantendo um video podcast - "The Anomaly Files" - onde procura «explicar o inexplicável e encontrar artefactos perdidos» com uma equipa mínima e um orçamento modesto. 

Nolan Moore é descrito por várias reviews como um misto de Indiana Jones e Robert Langdon, e compreendo a comparação porque há humor e charme misturados com o saber acumulado e o facto de ser subestimado no seu campo, o que resulta numa personagem erudita que não se leva muito a sério.

A pequena equipa viaja até ao desfiladeiro do Grand Canyon, em busca de uma caverna mítica. Entre algumas peripécias e contra as expectativas, encontram-na mas ficam lá fechados; a partir daqui o tom de aventura passa para um de sobrevivência, um tom que vai continuar até ao final do livro, com várias tentativas de escapar da caverna e do que o seu interior esconde.

Para isso é essencial ter personagens interessantes e esse é um trunfo do livro. A dinâmica da equipa é bem descrita, com diálogos muito engraçados e realistas - desde cedo, tornam-se parte da história e não estão lá para "encher". O humor é certeiro e o ritmo é cinematográfico, com muitos capítulos a acabar em cliffhangers.

A revelação final é o aspecto menos bem conseguido, mas depois de um ritmo narrativo benm conduzido e um grupo de personagens tão bem construído, o resultado final é excelente.

The Anomaly é um dos melhores thrillers que li. É o primeiro de uma série de dois livros mas cada um dos livros é uma história independente - já tenho o segundo e vou ler em breve porque fiquei fã de Nolan Moore.

*****
(muito bom)

Sem comentários: