domingo, abril 25, 2021

The Night Swim


 
Autor: Megan Goldin
Género: Thriller

Idioma: Inglês
Páginas: 352
Editora: St. Martin's Press (Kindle)
 Ano: 2020

---

Rachel Krall tem um podcast sobre crimes - Guilty or Not Guilty - que se tornou muito popular após a sua investigação de um caso ter ajudado a libertar  um homem condenado injustamente da cadeia.

Os seus inúmeros seguidores aguardam ansiosamente a nova temporada, onde Rachel vai cobrir um caso muito mediático cujo julgamente está  prestes a começar: um jovem que é considerado uma promessa olímpica da natação é acusado de ter violado uma jovem. 

O julgamento vai decorrer na ficcional Neapolis, uma pequena cidade costeira. Na viagem até lá, Rachel encontra uma nota no carro a pedir-lhe ajuda para desvendar um crime por resolver que ocorreu há 25 anos. A autora da nota assina como Hannah e afirma que a morte da irmã foi homicídio e não um afogamento acidental.

A essa primeira nota juntam-se outras, cada vez mais longas, e as duas histórias seguem paralelas ao longo do livro, com diferentes linhas de tempo e centradas na violência sexual contra as mulheres e na forma como os crimes de violação são seguidos e encarados localmente e na imprensa. Estas são partes muito desconfortáveis de ler; é um tema pesado e a autora trabalha-o intensamente.

O formato dos capítulos é interessante, alternando entre as gravações dos episódios do podcast cobrindo as sessões no tribunal, a narração de Rachel e as cartas que Hannah lhe vai enviando.

O meu conhecimento do processo penal norte-americano não é grande, mas há alguns erros óbvios de procedimento e outros ligados a conflitos de interesses, os quais nunca ficariam por descobrir num julgamento tão mediático. 

É claro que a autora, por desconhecimento e/ou para encaixar na narrativa e beneficiar a história, os deixou - fica a nota.

The Night Swim é um thriller bem conseguido que prende o leitor até ao fim e não desilude na conclusão.

*****
(muito bom)

Sem comentários: