quarta-feira, abril 14, 2021

Mr. Mercedes (trilogia Bill Hodges #1)


Autor: Stephen King
Género:
Thriller
Idioma: Inglês

Duração: 14h 22 min

Editora: Simon & Schuster
(Audible)
Ano: 2014

---

Mr. Mercedes atesta a versatilidade de Stephen King, desta feita no género thriller.

O primeiro livro de uma trilogia, o nosso protagonista é Bill Hodges, um polícia reformado que caiu numa rotina de televisão, cerveja e comida processada. 

Actualmente divorciado e com uns quilos a mais, Hodges teve uma carreira bem sucedida como detective, mas continua atormentado pelo caso que ficou por resolver: o caso do assassino do Mercedes, onde um condutor solitário avançou com um carro roubado sobre uma fila de pessoas que aguardava a abertura de uma feira de empregos, causando vários mortos e feridos.

A rotina do reformado muda quando recebe uma carta de alguém que assina "o assassino do Mercedes", provocando-o e dando detalhes que foram mantidos secretos. Hodges decide investigar por conta própria, explorando ângulos diferentes e servindo-se de aliados improváveis. E o tempo urge, porque o Sr. Mercedes está ansioso por voltar a sentir a mesma sensação de poder e excitação e planeia o próximo ataque.

Mr. Mercedes está bem escrito, com um ritmo adequado a um thriller. Em termos de enredo e personagens, não inova. Tanto o ex-detective como o psicopata de serviço são estereótipos batidos, com características vistas "n" vezes dentro do género literário e em séries como Mentes Criminosas e CSI.
 
Tem pormenores interessantes, como o recurso às novas tecnologias e explorando o sadismo de um antagonista com uns dialogos interiores "coloridos".
 
Não sendo um livro mau, não é um dos melhores de Stephen King, cujo talento é inegável e (já) não precisa de provar nada a ninguém.
 
Ouvi o audiolivro e o narrador - o actor Will Paton - é excelente. Faz toda a diferença neste formato e quando é bem feito, é memorável e eleva a qualidade da história. 

Em Portugal, o livro foi publicado pela Bertrand e está disponível na edição em papel (livro de bolso, inclusive) e em e-book.

****
(bom)

Sem comentários: