7 de novembro de 2021

Alien: river of pain (Canonical Alien Trilogy #2)


Autor: Christopher Golden; Dirk Maggs
Género: Ficção Científica, Terror
Idioma: Inglês
Duração: 4h e 52m
Editora: Audible Studios (Audible)
Ano: 2017

---

Depois do excelente Alien: out of the shadows, segue-se o também excelente Alien: river of pain
 
Estes dois títulos, integrantes da trilogia-homenagem em audiolivro à saga cinematográfica iniciada em 1979 por Ridley Scott com Alien - o 8.º passageiro, são os meus favoritos e aqueles a que retorno mais vezes. Já os escutei inúmeras vezes.
 
A acção deste segundo livro funciona como uma prequela para o filme de James Cameron, Aliens, o recontro final, de 1986. 
 
Baseado no livro homónimo de Christopher Golden, narra a queda da colónia de Hadley's Hope na lua de Acheron (LV-426), após alguns colonos descobrirem uma nave abandonada e um deles ser infectado com um parasita (um facehugger), o que vai originar um alien que vai começar a devastar a colónia.
 
Ao longo de quase cinco horas, vamos assistir à tentativa dos colonos e do destacamento de militares em sobreviverem, à medida que vários xenomorfos vão conquistando cada vez mais espaço e corpos, num cenário familiar a quem conhece a história dos filmes. Entretanto, a milhares de kms dali, Ripley foi resgatada e tenta recuperar do trauma e aceitar as décadas que andou perdida no espaço.
 
Na colónia, assistimos às diferentes estratégias humanas perante uma situação cada vez mais desesperada e as diferentes motivações dos envolvidos, onde a ganância e os interesses corporativos ganham a dianteira.

Os minutos finais do audiolivro fazem a transição perfeita para o filme de James Cameron, quando Ripley e os militares encontram Newt nas condutas de ar.

A produção do audiolivro é, mais uma vez, excelente, dirigida pelo multipremiado Dirk Maggs. O elenco é cinco estrelas, com vários actores conhecidos (Anna Friel, Colin Salmon, Alexander Siddig, entre outros). Os efeitos sonoros são sublimes e ajudam à imersão completa na história. 

Incontornável para os fãs da saga. Segue-se Alien: sea of sorrows.

*****
(muito bom)


Sem comentários: