domingo, novembro 28, 2021

Sangue Novo: uma antologia

 

Autores: Vários
Editor: Pedro Lucas Martins

Género: Terror

Idioma: Português

Páginas: 188

Editora: Projecto Foco

Ano: 2021

---

Sangue Novo é uma antologia que reúne contos de quinze autores portugueses de ficção de terror, onde me incluo (ver post anterior sobre o livro aqui).
 
Ao longo de quase duzentas páginas, somos brindados com contos de temáticas bastante distintas, do cómico ao macabro, passando pelo estranho e pelo sobrenatural.
 
Este projecto, coordenado e editado por Pedro Lucas Martins (PLM), vencedor do Prémio António de Macedo e do Grande Prémio Adamastor da Literatura Fantástica Portuguesa com o seu primeiro romance, As sombras de Lázaro, terá tomado forma aquando da descoberta, por PLM, de amantes, curiosos e interessados do terror por via dos cursos de escrita que lecciona, escritores com vozes definidas que, na sua maioria, escreviam para a gaveta. 
 
Terá querido proporcionar-lhes um palco, ao mesmo tempo que contribuía para a renovação do panorama da literatura de terror nacional - da qual PLM faz, solidamente, acrescento eu, parte - e oferecia aos leitores de terror em Portugal contos escritos em Português por autores portugueses. Um grande obrigada, da minha parte, pela oportunidade. 
 
É com imenso orgulho que faço parte desta antologia, integrando as fileiras dos autores que esperam proporcionar uma experiência envolvente aos leitores, imergindo-os no mundo que cada um de nós teceu
 
Eu devorei este livro, e adorei todos os contos. Foi fantástico trabalhar neste projecto e integrar um grupo de autores tão, ou mais, apaixonados pelo terror do que eu.
 
Sangue Novo, esteticamente, é uma edição belíssima, resultante do talento de Ricardo Alfaia, lead designer e editor gráfico do livro - e ainda um colega autor que integra a antologia. Há também ilustrações, evocativas, pela mão de Pedro Lucas Martins, uma por conto, em tons de negro e encarnado, o esquema de cores que domina o livro.
 
Sangue Novo está disponível em várias plataformas e livrarias, em formato de capa mole, capa dura e e-book: na Betrand, na Wook, na página do Projecto Foco e via Amazon. 
 
Espero que o comprem, se puderem, e apoiem esta antologia feita com muito amor. Boas leituras!

---
  
Índice

Pestinhas - Cláudio André Redondo 
Tarde de Verão - Ricardo Alfaia 
Praga - Sandra Henriques
O manicómio das mães - Liliana Duarte Pereira
Conta comigo - Martina Mendes
Labirinto - Paulo A. M. Oliveira
Godigana - Maria Varanda
O devorador de sonhos - Marta Nazaré
Bom trabalho - José Maria Covas
Sonhei com uma linha vermelha - Madalena Feliciano Santos
Amor - Patrícia Sá
A mais bela profissão - Sandra Amado
Ritos - Vanessa Barroca dos Reis
O palco vazio - Susana Silva
A tradição - Francisco Horta

Sem comentários: